Solução Áudio e Vídeo - Salas de aula Híbridas (Parte I)
Qual equipamento utilizar para implantar salas de aulas Híbridas?
Essa é uma dúvida que paira sobre a grande maioria dos gestores de cursos, escolas e universidades.
O primeiro ponto a considerar é a qualidade de áudio e vídeo que será transmitida para os alunos que estão no ambiente remoto. O equipamento e/ou sistema que será utilizado terá que garantir isso.
Hoje, as câmeras por mais simples que sejam tem de boa a ótima qualidade de captação.
O gargalo, ou seja, o "Q" da questão nessa decisão está no áudio. O seu sistema tem que garantir que a transmissão do áudio captado na sala de aula chegue até a outra ponta de forma clara e limpa. Para que a sala de aula tenha realmente um conceito híbrido, tanto os alunos que estão presentes fisicamente na sala como os alunos que estão na condição remota precisam se escutar mutuamente.
Nesse caso, chegamos a conclusão que o sistema a ser instalado na escola terá que ser projetado com pelo menos uma câmera de captação das imagens, um microfone para captação do áudio e caixas acústicas para reproduzir as falas dos alunos remotos.
Nesse sistema, o ponto sensível é qual microfone escolher. As salas de aula, como qualquer outro ambiente, geram sons indesejáveis - os famosos ruídos. Os microfones por si só, não tem a capacidade de escolher qual som captar, dessa forma, o equipamento faz a captação do áudio do aluno/ professor porém também capta o ruído (som indesejável).
Perante este dilema, teríamos que ter um equipamento que recebesse esse sinal do microfone (som desejável e indesejável) e descartasse apenas o som indesejável. Nisso a tecnologia pode nos ajudar com equipamentos que fazem o processamento de áudio e tem como resultado disso, o cancelamento dos ruídos e do eco. São os famosos processadores de áudio e podem ser conhecidos também como DSPs.
No próximo post, trataremos de uma solução all-in-one que integra câmera de vídeo, microfones, caixas acústicas e processamento de áudio com cancelamento de eco e ruído. Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e entre em contato conosco.