Integração de Sistemas de Áudio e Vídeo

05/07/2021

Demandas de Funcionalidades e operação, necessidades bem definidas entre o profissional de AV e o cliente e adequação dos Recursos Financeiros (Budget) do projeto são fatores essenciais para se conseguir o resultado esperado no ato da Integração dos Sistemas de Áudio e Vídeo.

Integrar sistemas de áudio é vídeo não limita-se apenas a passar cabos, montar conectores, fixar equipamentos na parede ou teto. Vai muito além disso.

A grande maioria dos equipamentos de áudio, vídeo e automação de ponta na atualidade se comunicam por tecnologia HDBaseT, utilizando-se ainda de protocolos como HDCP, configurações de EDID, formatos diferentes de áudio (Dolby Digital, Dolby Atmos, DTS, Surround, Stereo, etc...) e formatos e resoluções diferentes de Vídeo (Full HD, 2K, 4K, formato anamorfico, etc...).

A compatibilidade entre todas essas tecnologias são preceitos que devem ser contemplados no projeto executivo, porém, é na fase da Integração dos Sistemas de Áudio e Vídeo que tudo o que está no papel (projeto) vira realidade. No projeto executivo não consta como configurar e muito menos, como programar todos esses equipamentos para falarem entre si.

Equipamentos de áudio e vídeo são complexos e faz-se necessário que os profissionais que manuseiam, instalam, configuram e programam estes equipamentos possuam especialização comprovada.

Especialização nestes sistemas requer muito estudo e investimento. Pense nisso com muito carinho.

Capital humano e conhecimento são fatores primordiais para todos nós que fazemos a AV LINK.