Instalação Sala de Vídeo Conferência

18/11/2020

Como montar uma sala de Vídeo Conferência?

Antes de providenciar a instalação de uma sala de vídeo conferência ou tele conferência, recomendamos que seja feito um projeto básico que considere o ambiente e disponibilidade tecnológica.

Dentro das considerações de ambiente, devem ser observados questões como:

  • Espaço Físico: Deve-se avaliar se o espaço pré-definido para receber a sala de vídeo conferência irá comportar a quantidade de pessoas necessárias juntamente com o mobiliário e considerar as questões mínimas de distanciamento técnico
  • Materiais e Mobiliário: Construir a sala em alvenaria ou Dry-Wall? Piso frio, em madeira ou tapete? Utilizar vidros polarizados ou cortinas? Mesa em granito ou madeira? Formato da mesa retangular, em "U" ou em "V"? Essas são algumas considerações e perguntas que devem ser feitas antes de se decidir em instalar uma sala de vídeo conferência.
  • Iluminação: Este é um item muito importante a ser considerado. Como o equipamento de vídeo conferência utiliza-se de uma câmera para captação das imagens, se esta câmera estiver recebendo uma incidência grande de luz, a imagem captada e transmitida ficará explodindo no branco, como costumamos definir no jargão profissional. Para tanto, um estudo luminotécnico é aconselhável.
  • Acústica: O nível de qualidade acústica será impactado diretamente em decorrência das escolhas  dos materiais utilizados na construção da sala, da mobília escolhida, do tipo de parede ou janelas, do piso, do forro ou teto.

Considerando agora alguns aspectos técnicos:

  • Displays: Seguindo o protocolo internacional para estes ambientes, as salas de vídeo conferência devem possuir pelo menos 2 displays (TV e/ou projetor). Essa regra pode ser revista a partir do momento que se tenha um display de tamanho suficiente onde se possa exibir a imagem ou conteúdo e que todos os expetadores recebam essa informação de forma confortável. Instalar dois displays proporcionalmente pequenos ao espaço da sala de vídeo conferência não irá garantir o conforto visual necessário. Para esse item, temos opções a serem consideradas, como: TVs, Projetores, Monitores, VideoWalls, Painéis de LED internos, Sistemas Interativos.
  • Microfones: Os equipamentos de vídeo conferência geralmente veem acompanhados de um, dois ou mais microfones, dependendo do equipamento especificado pelo projetista. Porém essa quantidade, em determinados casos, não atendem a necessidade técnica de captação do áudio. Imagine uma sala de vídeo conferência projetada para 30 pessoas. Neste exemplo, existem recursos técnicos para expandir a quantidade de microfones de captação.
  • Caixas Acústicas ou Sonofletores: Considerando o tamanho da sala, o projeto deve atentar para a quantidade de sonofletroes, potência e arquitetura (equipamentos blindados ou não). Ainda neste item, deve-se observar a questão de posicionamento das caixas acústicas em relação aos microfones, pois um erro nesta definição poderá acarretar distorções como "microfonia" e/ou "eco".
  • Matriciamento de Sinais: Muitas salas de tele conferência, em decorrência da quantidade de participantes, necessitam de vários pontos de conexão para notebooks com a finalidade de colaborar conteúdo local e remotamente. Para que isso seja viabilizado é necessário a inclusão no projeto de uma matriz de áudio e vídeo. As matrizes combinam e sincronizam sinais de duas ou mais fontes com dois ou mais destinos. Considerando uma sala de videoconferência com dois notebooks e dois displays (Tvs), teremos duas fontes de sinal (2 notebooks) e três destinos (duas TVs e a video conferência). Isso obviamente, considerando que as TVs tenham mais de um input de vídeo (HDMI). Dependendo do projeto desenhado, essa mesma configuração ou topologia pode ser alterada, necessitando de uma matriz de áudio e vídeo com mais portas (inputs e outputs).

É claro que, nossos comentários acima podem sofrer desde leves à drásticas mudanças, pois existem inúmeras variáveis que dependem de cada projeto. Cada projeto de sala de reuniões, sua automação e o conjunto de equipamentos sugeridos são únicos. Cabe a nós,  como empresa especializada, projetistas e profissionais orientar e disponibilizar informações claras ao usuário, a fim de que o projeto final seja construído por 4 mãos.